segunda-feira, 4 de julho de 2011

VERDADEIRO AVIVAMENTO


Habacuque 3:2 - "Verdadeiro Avivamento"
Habacuque 3:2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

Queridos em Cristo, a todo momento ouvimos comentários, rumores e declarações sobre avivamento, mas precisamos entender o que é, e quando ocorre um verdadeiro avivamento no meio do povo de Deus.
No Antigo Testamento o verbo avivar no hebraico tem o significado primário de preservar ou manter vivo. Porém, avivar não significa somente isto, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma consequência natural toda vez que Deus aviva os seus. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o seu propósito. O verbo em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento, das quais 55 vezes estão num grau chamado piel; um verbo que expressa uma ação ativa intensiva. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus.
No Novo Testamento encontramos no grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos ou uma planta que lança novos brotos e floresce novamente. No grego as palavras aparecem, no contexto de avivamento, apenas sete vezes, embora a ideia básica de avivamento seja sugerida com mais frequência. Isso é porque o Novo cobre apenas uma geração que desfrutou, na maior parte do tempo, um grau incomum de vida espiritual; a igreja primitiva.
Agora sejamos francos! Olhe para as nossas igrejas, salvo algumas poucas exceções. Não se prega mais arrependimento, não se combate mais o pecado, a leitura e a meditação nas Escrituras foram trocados por mensagens de auto-ajuda e o famoso receba; a adoração foi substituída pela cantoria e letras que só saem da boca para fora, e os púlpitos transformados em palcos e show gospel.
Quando olho para a Bíblia e vejo o profeta Joel sendo usado como boca de Deus, para falar com o povo, vejo uma promessa indubitável de restauração, restituição e avivamento: Joel 2:19 ao 29. Mas quando examinamos o contexto da mensagem de Joel, vemos no início do mesmo capítulo que ele convoca o povo a tocar as trombetas e anunciar os juízo vindouro. Ele chama o povo ao arrependimento e a se converterem novamente ao Senhor: Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Joel 2:12 e 13).
Sejamos realistas e honestos com nós mesmo amados! Não existe avivamento se não tiver arrependimento genuíno e conversão sincera diante de Deus.
Antes da vinda do Salvador, João Batista já exercia seu ministério em meio a uma politica corrompida, uma sociedade imoral, somada a uma vida espiritual decadente e hipócrita. Mesmo assim veio preparar o cenário para a vinda de Jesus como cantava Zacarias: E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados; pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou; para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz (Lucas 1:76 ao 79).
Que todos nós possamos olhar ao redor e identificar se estamos vivendo o verdadeiro avivamento que o Senhor tem para derramar.
A Paz seja com todos e que o Espírito Santo ascenda a chama em nossos corações para um genuíno arrependimento nos levando assim para o verdadeiro avivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário