domingo, 8 de setembro de 2013

CARTAS DE DAVE ROBERSON

DAVE ROBERSON

Agosto – 2013 
Querido Amigo, 
Uma vez, no vôo de volta para casa de uma das conferências no Brasil, sentei-me ao lado de duas mulheres que 
estavam retornando da África. Elas tinham feito uma viagem de peregrinação para ver o Dalai Lama, pois estavam buscando a 
“verdade”. Tivemos uma longa conversa e contei-lhes o que tenho feito no Brasil e como o Senhor tem operado milagres; elas 
ficaram bem quietas. 
Mais tarde, essas mulheres me contaram como já haviam experimentado um “cristianismo morto”, mas era óbvio que 
elas nunca haviam provado a verdadeira vida que está em Cristo. Em vez disso, elas dedicaram suas vidas ao budismo e 
acreditavam que, através da reencarnação, conseguiriam se purificar de seus pecados. Elas também criam que após muitas 
vidas de sofrimento e privação humana ou auto-negação, elas seriam consideradas “dignas” e poderiam se apresentar diante de 
Deus.
Isso é um grande exemplo de como o diabo é astuto. Primeiro, ele planeja a morte espiritual da raça humana, e 
depois, uma vez que a humanidade passa a ter uma natureza de pecado e não consegue deixar de pecar, ele nos diz que não 
podemos viver assim – precisamos nos purificar através de uma de suas formas diabólicas de religião que acabará nos 
mandando para o inferno.
Só uma mente perversa como a do diabo conseguiria criar algo tão maligno: a pessoa passa a vida inteira tentando se 
purificar do pecado e, no fim, acaba enganada e perdida de qualquer forma.
Satanás tem tido sucesso em enganar as pessoas, apresentando formas alternativas de religião para que elas não 
acreditem na salvação de Cristo e no renascimento do espírito humano. Ele já enganou milhares de pessoas com práticas 
religiosas que continuam deixando-as em seu estado de morte espiritual, convencendo-as de que as trevas são luz. Esse tipo de 
engano é o que Jesus mencionou em Mateus 6:23: se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, 
portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
Veja, existem apenas dois tipos de pessoas no mundo: as que já nasceram de novo e as que ainda estão mortas 
espiritualmente. Portanto, existe somente um fator que separa os crentes do resto do mundo: a nova natureza.
Não importa quantos tipos diferentes de religião tentem doutrinar e convencer as pessoas a se salvarem; nenhum 
ensino além da verdade de Cristo poderá trazer-lhes salvação, pois nenhum homem pode se dar a nova natureza. O momento 
mais importante para a raça humana foi a Cruz, onde Jesus possibilitou que saíssemos das trevas, que é a morte espiritual, e 
entrássemos na luz, que é a vida em Cristo, como Colossenses 1:13 diz: e que nos tirou do poder das trevas, e nos 
transportou para o reino do seu Filho amado. 
Quando Paulo fala sobre trevas nesse versículo, ele está literalmente falando sobre a condição do espírito humano que 
se encontra totalmente vazio de Deus, em um estado de morte espiritual fora da natureza de Deus. Não há limites para o que 
as trevas – o pecado – possa fazer quando reina através do coração de um homem morto espiritualmente. Adolf Hitler é um 
exemplo disso. O que mais me surpreende é que se um homem tem a capacidade de se tornar Hitler, assim como ele, antes de 
nascermos de novo também tínhamos essa capacidade. 
Alguém talvez diga, “Ah, não. Eu, não. Jamais seria como ele!” Pelo contrário, tudo depende de como o espírito nãoregenerado fosse treinado antes de você nascer de novo. Vamos imaginar que você tivesse nascido em uma tribo guerreira e 
que, para se tornar um homem respeitado, você devesse cortar a cabeça de um de seus inimigos e levá-la de volta à 
comunidade. Bem, se ninguém lhe ensinasse o contrário ou se você não desejasse outro caminho em sua vida, você 
provavelmente tentaria cortar a cabeça do seu inimigo. 
A intensidade de pecado na qual uma pessoa pode se envolver, quando guiada pela natureza do pecado, não tem 
limites. Por isso, não é difícil para Satanás conseguir fazer pessoas não salvas a pecar, assim como é certo que um cardume de 
piranhas atacarão um boi se ele cair no rio Amazonas. Não importa o quanto uma pessoa tente mudar sua natureza de pecado, 
se ela não nascer de novo, sua natureza não vai mudar. Dedicação e disciplina podem afetar nossas ações e comportamento, 
mas apenas a salvação de Jesus Cristo pode mudar o homem interior e trazer vida espiritual. 
Assim, qualquer tentativa de se envolver com novas formas de religião, passando noites em meditação profunda para 
tentar se purificar, será perda de tempo. A natureza pecadora é parte do espírito não regenerado, assim como a nova natureza 
é parte de um espírito que nasceu de novo. 
Satanás encontra o poder para dominar uma geração de homens e mulheres que iniciam guerras, genocídios, 
assassinatos, estupros, etc, ao explorar as profundezas do espírito humano sem Deus. Isto porque a natureza pecadora é parte 
de uma pessoa que tem a capacidade de fazer tais coisas. Da mesma forma, a nova natureza é parte de uma pessoa que tem 
capacidade de fazer as obras de Deus. 
John G. Lake, um missionário e ministro no início do século XX, sabia que o fluir divino da Presença de Deus e Seu 
poder de cura floresceria apenas através de uma pessoa cujo espírito estivesse em comunhão com Deus. John escreveu as 
seguintes palavras:
A fé é um produto do seu espírito, não do seu intelecto. Seu intelecto não produz fé. Seu conhecimento talvez lhe dê base para sua 
fé, mas sua fé é produzida pelo seu espírito.
A alegria vem do seu espírito. A felicidade está ligada às suas circunstâncias físicas. Você fica feliz pelo que está acontecendo ao 
seu redor. E fica alegre por causa de seu relacionamento com o Pai. Então, a fé, o amor, a alegria e a esperança – todos vêm do seu ser espiritual, o 
homem interior. Todos são produto da sua vida espiritual.
A razão pela qual as pessoas não têm uma grande fé é porque não dão ao seu espírito o privilégio da comunhão com o Pai. Você 
não lê sua Bíblia, não se entrega a Ela, não vive Nela, não passa tempo em comunhão com o Pai. Consequentemente, seu espírito fica fraco e 
faminto. E porque a fé só vem do espírito, ela acaba não se desenvolvendo corretamente, como uma planta desnutrida. (Retirado de “John G. 
Lake; The Complete Collection of His Life teachings”, Roberts Liardon Ministries, Albury Publishing.)
John G. Lake foi responsável por treinar 1.400 ministérios, estabelecer 600 igrejas e salvar quase 1 milhão de pessoas 
na África em um período de oito anos. Ninguém poderia contar a quantidade de curas que aconteceram. Contudo, em cinco 
anos em Spokane, Washington, aproximadamente 100 mil pessoas foram curadas, tornando Spokane a cidade mais livre de 
doenças dos E.U.A até o ano 1920. John sabia do que estava falando quando disse que nosso espírito é a parte de nós que 
deve ser desenvolvida através de nossa comunhão com Deus. 
Nosso espírito não é como nosso corpo. Se deixarmos de alimentar nosso corpo, ele acabará morrendo, mas se 
deixarmos de alimentar nosso espírito, ele continuará existindo. Ele não precisa de subsistência para sobreviver; ele é eterno e 
autônomo. 
Quando não alimentamos nosso espírito, ele simplesmente para de se desenvolver, deixando-nos no mesmo lugar 
espiritualmente para o resto da vida. 
Antes de eu nascer de novo, herdei uma natureza de pecado do primeiro homem, Adão. Não herdei o espírito 
humano individual de Adão, e sim, a morte espiritual que estava em seu espírito. Depois que nasci de novo, não herdei o 
espírito humano individual de Jesus, mas sim, a sua vida espiritual – a natureza de Deus – que estava em Seu espírito. Da 
mesma forma que minha velha natureza agia nas minhas emoções e pensamentos para que eu pecasse, minha nova natureza 
agora age nas minhas emoções e pensamentos, levando-me a fazer obras justas. Foi isso que Paulo quis dizer em Romanos 
5:17: Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da 
graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Porque nossa nova natureza é nossa única parte que pode entender as coisas espirituais, ela também é a única parte na 
qual o Espírito Santo pode operar. É por isso que o Espírito Santo batizou o nosso espírito, ultrapassando nossa mente e 
emoções que foram treinadas pelo mundo. E quando Ele quer nos ensinar algo, é também com a nossa nova natureza que Ele 
se comunica. 
Acredito que o que me levou quarenta anos de ministério para aprender possa ser transferido em muito menos tempo 

através das chaves espirituais que o Espírito Santo nos ensinou. Na medida em que você passar tempo em comunhão com 
Deus – desenvolvendo a nova natureza dentro de você com as chaves espirituais, como a oração em línguas, a adoração e a 
confissão da Palavra – o amor, alegria, paz e fé começarão a dominar sua vida, enchendo-a com o poder e glória de Deus. 
Quero que você experimente o melhor que essa vida tem a oferecer, e isso acontecerá apenas através de um espírito 
nascido de novo em comunhão com Deus. Espero que você prove a proximidade e riqueza da comunhão com seu Pai 
Celestial como nunca. Tenho certeza de que sua vida nunca mais será a mesma!

Dave Roberson

Nenhum comentário:

Postar um comentário