domingo, 26 de junho de 2011

O FOGO CAIU OU DEUS FALOU?


II Pedro 1:5 ao 7 - "O Fogo Caiu ou Deus Falou?"
II Pedro 1:5 ao 7 - Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento, ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

Queridos e amados irmãos e irmãs em Cristo, quero hoje, pela permissão do Espírito Santo de Deus ministrar algo, infelizmente, muito comum nas igrejas e no cristianismo deste presente século.
É notório que o pentecostalismo contemporâneo tem passado por muitas mudanças. Mudanças estas que fogem completamente da plenitude da verdade. Infelizmente vemos nos púlpitos, muito fervor, mas pouca espiritualidade; muito carisma, porém pouco caráter; abundância nos dons, todavia falta no fruto do Espírito.
O cristianismo brasileiro é atualmente místico e emotivo, quando crentes confundem o emocionalismo exacerbado com a Presença de Deus.
Hoje, as pregações não igrejas resumem-se a gritaria e vitória; histeria e ufanismo; bagunça e falta de reflexão. Congressos estão lotados de pessoas ávidas por novidades, como cair no espírito, aviãozinho, cambalhotas, pula-pula, etc. Pouco se fala em caráter e moral nos púlpitos. Prega-se aquilo que não se vive e não se vive aquilo que se prega. Muita aparência e religiosidade enquanto gritam aleluia e glória, mas em seus corações maquiam males, carregam ranços e amarguras, perdoam apenas de boca e cobiçam os dons e posições alheios. De nada adianta gritar em histeria nos cultos se o coração não estiver disposto a aprender e obedecer a Deus. 
Constantemente os crentes saem dos cultos sem saber o que foi ministrado. Quando pergunta a resposta é a seguinte: O que foi pregado eu não me lembro bem, mas só sei que o fogo caiu!
O apóstolo Pedro, quando escreve sua segunda carta, ele começa falando de 'ensino' e 'conhecimento'. Porque? Porque só o conhecimento poderia poupar os cristãos das falsas doutrinas e protegê-los dos falsos mestres e seus distorcidos ensinos que contaminavam o verdadeiro cristianismo naquela época. Hoje o cenário não é diferente.
A Palavra é clara: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento(Oséias 4:6). Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22:29). E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).
Ensinar, buscar conhecimento é moldar caráter. Falta de ensino bíblico provoca distorções doutrinárias e morais. A imaturidade e a fraqueza doutrinária estão casadas. A pratica dos dons espirituais a partir da ostentação, do orgulho, da falta de amor tem como consequência muita confusão e o surgimento de heresias e falsos ensinos. A maturidade está relacionada ao caráter, portanto ostentar dons não é, senão pura vaidade. Tudo isso fruto de um discipulado correto inexistente ou deficiente. A saúde da igreja está totalmente relacionada ao ensino e discipulado de cada crente, por meio de uma liderança madura e consciente. Em outras palavras 'o melhor caminho para a libertação é o conhecimento'. Por isso Jesus estava sempre 'ensinando' seus discípulos e ainda nos deixou uma grande responsabilidade, a Grande Comissão: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 'ensinando-os' a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
Não podemos esquecer: 'o verdadeiro caminho para a liberdade é o conhecimento'.
A Paz do Rabi seja com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário