terça-feira, 24 de junho de 2014

FALSO EVANGELHO(DISSOLVIDO)


O tema "falso evangelho" é recorrente no mundo Cristão. São centenas de artigos apologéticos e teológicos que tratam de expor e denunciar tal ensinamento, bem como seus divulgadores. Porém, hoje me sinto compelido a expor outra face desta verdade: "A responsabilidade continua sendo pessoal e ninguém pode se justificar de não levar uma vida espiritual saudável por culpa exclusiva de pregadores doentes".

Voltando um pouco no tempo, uma das principais conquistas da reforma foi a abertura da Palavra de Deus para o povo leigo e, a partir daí, o livre acesso à mesma. Livre no sentido de que esta não estaria mais sob domínio da Igreja Católica, mas à disposição de qualquer um que desejasse ler e analisá-la. Não tratarei aqui da questão da livre interpretação.

Apesar disso, hoje em dia o que mais vejo são homens e mulheres que, não obstante haverem decidido servir a Deus anos atrás, continuam acomodados ao ponto de aceitarem qualquer palavra proferida por um líder religioso, muitas vezes sem qualquer preparo teológico ou respaldo moral, simplesmente por ser mais fácil e rápido receber alimento instantâneo. É o que chamaria de “Nissin Miojo espiritual”.

Por esta razão vivem como crianças, atraídos por qualquer apito (lê-se grito). Charles Spurgeon faz uma consideração interessante sobre este tema quando diz:

"Crianças correm atrás de qualquer brinquedo novo; em qualquer pequena apresentação de rua os garotos ficam todos excitados, boquiabertos; mas os seus pais têm trabalho por fazer, e suas mães têm outros assuntos em casa; aquele tambor e aquele apito não vão atraí-los".

Homens e mulheres maduras sabem diferenciar coisas importantes de coisas inúteis. Eles não obedecem à primeira corneta como se fossem parte de uma tropa de recrutas inexperientes. Antes eles entendem a necessidade de alimento sólido, bem preparado, sem condimentos, saudável, e sabem que somente na bíblia podem encontrar tais nutrientes para sua alma.

Ora, é responsabilidade de cada um de nós verificarmos se o que é pregado em nossas igrejas se confirma na Palavra de Deus. Não podemos nos esconder atrás de outras pessoas que, por possuírem cargos importantes dentro da estrutura eclesiástica, reivindicam para si o monopólio da revelação divina, tampouco devemos nos admirar com o primeiro que sopra um chofar ou que dá gritos tentando nos impactar.

Você não acha que poderá chegar diante de Deus no grande dia e dizer "A culpa não foi minha, foi dele, ele quem me ensinou assim", acha?

Amados irmãos e irmãs, não existe ninguém mais habilitado para lhe revelar as verdades do Evangelho do que o próprio Evangelho, com a indissolúvel contribuição do Espírito Santo, aquele mesmo que faz habitação DENTRO DE VOCÊ. Bom, pelo menos eu espero que Ele habite.

Portanto leia, medite, estude, analise a Palavra de Deus, considere todas as coisas, mas retenha o que for bom conforme consta nela e somente nela. Costumamos chamar a Palavra de Deus de nosso manual da fé cristã, e isso significa dizer que é nela que encontramos o que devemos fazer e no que devemos crer. 

Enfim, seja ortodoxo quanto a Palavra, mas tome o devido cuidado para desvinculá-la de todo tradicionalismo exagerado tanto quanto do liberalismo libertino. Você é responsável por sua carreira e no final de tudo você prestará conta de sua vida, não seu pregador favorito. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário