terça-feira, 27 de setembro de 2011

CARTA DE ENSINO EVANGELISTA IRINEU GRUBERT/PARTE 1


Tempo de Deus - Parte I
Vamos iniciar nosso tema lendo a Palavra do Senhor. Quero abordar, em especial, três episódios relatados em alguns versículos de Lucas 19. Para iniciarmos, leiamos os versículos 28 a 38, que tratam acerca da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém:
“E, dito isto, prosseguia Jesus subindo para Jerusalém. Ora, aconteceu que, ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos dizendo-lhes: Ide à aldeia fronteira e ali, ao entrardes, achareis preso um jumentinho que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que o soltais? Respondereis assim: Porque o Senhor precisa dele. E, indo os que foram mandados acharam segundo lhes dissera Jesus. Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? Responderam: Porque o Senhor precisa dele. Então, o trouxeram e, pondo as suas vestes sobre ele, ajudaram Jesus a montar. Indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. E, quando se aproximava a descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor ! Paz no céu e glória nas maiores alturas!”
Agora, em segundo lugar, vamos a um episódio ocorrido imediatamente após a entrada de Jesus na Cidade Santa, onde, conforme os versículos 41 a 44vemos que Ele chora sobre ela e exclama
“Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceres por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à tua paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.”
Finalmente, o terceiro evento que quero tratar, ocorrido semelhantemente logo após o segundo, num ato contínuo e relatado nos versículo 45 e 46,refere-se a Jesus purificando o templo:
Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam. dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração. Mas vós a transformastes em covil de salteadores.”
Quero esclarecer que o intuito desta carta é te fortalecer e para isso, fundamentando tudo o que trataremos a partir de agora, vou me valer de três acontecimentos seqüenciais ocorridos na vida de Jesus.
No primeiro, em que Jesus entra como rei, talvez tenha sido reconhecido como uma esperança política para Jerusalém, porque conforme lemos, Ele foi recebido com mantos e flores estendidos sobre o chão por onde passaria. A nação de Israel recebeu Jesus como Rei pois esperava que Ele fosse talvez como Davi e tantos outros, enfim, um político que a lideraria e a libertaria do jugo sob o qual Roma a havia submetido. Jesus era uma possibilidade.
Talvez toda aquela saudação dada a Jesus simbolizasse o desejo de um povo de ser governado por um líder justo, humano. Entretanto, notamos que apesar de toda a saudação e todo o alvoroço do povo não há uma manifestação maior de Jesus... isso passa!
Olhando para os nossos dias, às vezes e até naturalmente, esperamos que algum político ou uma ação política mude as nossas vidas. Queridos, esqueça isso!
O outro evento a que me referi ocorre quando Jesus purifica o templo, o qual havia se tornado um lugar de mercantilismo e toda forma de comércio, inclusive com venda de animais para serem oferecidos em sacrifício.
Vou explicar rapidamente sobre o templo, sua necessidade, tipologia e o que ele representava. Existia um lugar no templo onde os gentios (não judeus) podiam estar e este era um lugar onde eles oravam e buscavam a Deus (porque o Pai nunca desprezou ninguém, em tempo ou época alguma Ele lançou de um povo ou de uma pessoa que fosse pois Deus amou, ama e continuará amando a todos a Bíblia diz).
Entretanto, nesse lugar aberto a todos os povos, os judeus montaram um comércio, veja bem, não é errada a venda de animais (os animais para o sacrifício tinham que ser perfeitos, não podiam estar cansados, machucados e coisas do tipo), o errado era o local escolhido para esta prática. Isso trouxe uma irritação em Jesus, que neste momento Ele age como um profeta, fazendo uma limpeza e isso, muitas vezes nos desagrada...
Os ministérios proféticos foram mortos nas igrejas porque eles trazem exortação, juízo, enfim, trazem a presença de Deus e tentam consertar tudo o que está errado e desses ministérios a igreja não gosta, ela quer aquele que diz “assim diz o Senhor, você vai ganhar um carro novo ou um monte de dinheiro ou uma promoção e coisa e tal” ou senão daquele que pula e agita desse e daquele modo. A esses falamos “aleluia”, mas àqueles que tentam corrigir nossas vidas dizemos “este não vem de Deus”.
Porém, advirto, esse ministério (profético) é necessário e ele está voltando para a igreja, para corrigi-la porque ela obstruiu os lugares onde o povo poderia buscar a Deus... os ensinadores, de um modo geral, fizeram do lugar onde o povo deveria comunicar-se com Deus, um comércio e impediram pessoas de crescerem em Deus.
           A maioria das pessoas que entra nas igrejas, secularmente é até sábia, mas com o passar dos anos ela acaba perdendo até isso... é muito triste notarmos pessoas que estão na igreja há anos, e hoje são totalmente ignorantes, não têm mais sabedoria nenhuma porque o lugar onde poderiam buscar Deus está cheio de porcaria, de comércio, de produtos e congêneres, enfim, traduza para o que você quiser.
Mas o acontecimento que mais abalou Jesus não foi este creio eu, e sim aquele em que Ele, olhando para Jerusalém, disse “vocês não estão conhecendo o tempo da visitação de Deus. Vocês me  viram como evangelista, como mestre, como profeta (purificando o templo), como apóstolo e como pastor” . Jesus operou nos cinco ministérios, mas o que Ele mais queria que Jerusalém visse era o Salvador e Ele lamentou que Jerusalém não estava compreendendo o tempo da visitação que estava sobre ela.
Gostaria que durante a leitura desta carta você guardasse bem essa palavra “tempo”...
Digo isso porque existe um tempo de Deus sobre a sua vida, um tempo da visitação de Deus sobre você e se Jesus chorou sobre Jerusalém, Ele chora sobre nós, sobre o Brasil e sobre qualquer nação que não conheça o tempo da visitação dEle. 
Bem, continuando, Jesus diz que porque Jerusalém não conheceu o tempo da visitação dELe, os seus filhos seriam arrasados de suas casas e quem sabe depois, secularmente, da História... não sei se você sabe, mas a cidade de Jerusalém que hoje vemos está construída mais ou menos dois metros acima da Jerusalém que foi destruída, da qual não ficou pedra sobre pedra; as filhas dos judeus (adolescentes) foram vendidas como prostitutas e os homens foram castrados... tudo o que Jesus disse ocorreu.
O que quero trazer para nossos dias, como nação, como povo, como igreja é que temos que conhecer o tempo da visitação de Deus que está sobre nós, conhecer esse tempo. Há um tempo de visitação de Deus no Brasil hoje e precisamos entender e conhecer isso porque senão a cultura das drogas que tomou conta do mundo vai matar nossos filhos, a prostituição e a pornografia continuarão invadindo a mente e a personalidade dos nossos jovens.
Tudo o que o inferno tem produzido tem uma força tão violenta que se nós, como o povo que Deus levantou, não conhecermos o tempo da visitação dEle, essa força infernal poderá arrasar e destruir de forma tão incrível que sequer teremos tempo (mesmo racionalmente) de entender o que pode ocorrer.  Em função disso, com a elaboração desta apostila, quero fortalecer o seu coração para que você entenda sobre o tempo de Deus.
Digo isso porque às vezes, por causa de religiosidade, as pessoas colocam tanta dificuldade quanto a entendermos a Deus que nos renegamos a uma condição de impossibilidade de reconhecer que Deus possa usar a mim e a você... isso faz com que esperemos uma próxima geração, um grupo de teólogos mais capacitados, mas não, hoje quem existe nesta geração somos nós e é a nós que Deus quer e vai usar ! É sobre nós que está o tempo da visitação de Deus...
Quando eu olho para esta nação e para o que fizeram com ela em termos de ensinamento, de coisas de homens que colocaram dentro da igreja e roubaram o tempo de Deus, colocando um tempo de homens, incutindo um sacrifício nas pessoas, fazendo-as crer que estão debaixo de um tempo de homens...
O homem produziu religião e ele condiciona você a um tempo, e este faz com que você tenha que galgar escadarias para chegar a Deus, que você tenha que fazer sacrifícios e tantas outras coisas... Sabe, infelizmente o homem tem esta capacidade de religiosamente tentar criar este tempo, e colocar obstáculos que temos que ultrapassar para podermos chegar a Deus.
O homem, ao criar esse tempo coloca obstáculos que muitas vezes vêm “em nome de Jesus”, “em nome de santidade”, etc., vêm embutidos com tanto engano que a maioria das pessoas acha impossível um dia vir a alcançar o tempo da visitação de Deus para as suas vidas, exceto que cumpram todas aquelas regras humanas pré-estabelecidas.
Sabe, esses obstáculos, com o passar do tempo começam a se manifestar nas pessoas... há uma triste realidade que exemplifica o que quero dizer. Com certeza você já ouviu alguém, ao se referir a um novo convertido, a uma pessoa que acabou de nascer de novo e está totalmente eufórica e maravilhada, dizer “é, ele está todo alegre, um dia eu já fui assim também, mas agora eu já estou maduro na fé, um dia ele chega lá, perde essa emoção do novo nascimento e amadurece também”. Posso te assegurar com toda a certeza: aqueles que pensam assim, definitivamente estão fora da visitação de Deus.
Lembro-me bem do dia em que nasci de novo, eu estava numa igreja onde se podia ouvir uma mosca voando e se tinha a impressão de que se estava ouvindo um avião a jato... mas eu estava tão feliz por ter encontrado Jesus, sabe aquela sensação de quem está carregado de pecados, escondendo de uns e de outros e tem que mentir para todo mundo sobre seu estilo de vida e quando você se entrega a Cristo, entrega também toda essa carga e sabe que Ele está te perdoando e uma nova vida começa ? Pois bem, eu tinha vontade de abraçar as pessoas e dizer “olha, eu nasci de novo, eu encontrei Jesus”, e as pessoas olhavam meio assustadas para mim, não entendiam nada !
Tempo de homem
Quando vivemos no tempo de homens e não no tempo de Deus, começam a surgir alguns “sintomas” por assim dizer, que nos permitem identificar isso:
1º- As desculpas:
Este foi o primeiro sintoma que entrou na segunda geração depois da igreja primitiva, o engano. Se você pegar as bibliotecas do mundo evangélico, não leia a metade do que está escrito porque os livros estão cheios de desculpas de operações de Deus. Essas desculpas são necessárias aos homens porque neles já não opera mais a visitação de Deus.
2º- As desobediências:
Quem vive tempo de homem vive em desobediência, lhe falta a unção do Espírito Santo de Deus e se baseiam em suas desculpas, erradas, para determinar princípios.
3º- As angústias:
Tempo de homem é angustiante, falta paz, as pessoas buscam tudo e não chegam a nada, tentam tudo e não encontram o caminho, não encontram o tempo da visitação de Deus. Quanto mais fazem, mais querem fazer e mais se angustiam, se afundam em depressão e coisas desse tipo porque estão debaixo de um tempo determinado por homens, um tempo que o homem criou para  conduzi- las  à Deus.
4º- A falta de fé e de ações de fé:
Já não há mais operações de fé, há até quem passe a ir às igrejas simplesmente por ir, para satisfazer um hábito adquirido com o tempo, transformando os templos em clubes, onde para manterem-se conforme os padrões, pagam seus dízimos e cumprem assim sua obrigação de “sócios”... não há mais operação de fé nesse ato porque tudo o que existe nestes lugares é uma coisa de homens, tudo é programado.
5º- Os tormentos:
Quantas pessoas hoje em dia não estão atormentadas ? É até interessante, mas quando olhamos para a igreja ela está depressiva... já parou para pensar acerca disso ? Uma igreja depressiva..... que absurdo ! Ela tem que ser cura, luz, lugar de refrigério e cura !
6º- A falta de todo suprimento de Deus com procura:
A igreja procura mas não tem. Com isso, acaba por se colocar debaixo de condições humanas, fica bebendo água do Rio Jordão para ser abençoada, amarrando fitas no corpo para serem cortadas pelo pastor na semana seguinte se levarem uma oferta, tomando banho de sal grosso e tantas outras baboseiras sem fundamento bíblico que inventam por aí... Esse tipo de coisa tem recheado as igrejas no Brasil.
Bem, não quero me prender muito em ficar abordando e explanando acerca de tempos de homens, mas sinceramente te digo que espero e oro para que Deus levante homens e mulheres que acabem com esses tempos determinados por homens porque a igreja tem procurado e não tem encontrado... posso te afirmar que isso está ocorrendo porque ela tem estado debaixo do tempo de homens. Quanto mais ela procura, mais será enganada... vai correr de um lado para o outro atrás de novidades e continuará sedenta porque o suprimento nunca está em homens ou religiões, nunca está no tempo dos homens. Todo suprimento está no tempo da visitação de Deus.
Tempo de Deus
Quando compreendemos e vivemos o tempo da visitação de Deus, tudo é diferente... mas, qual é o tempo de Deus ?
Quando lemos em Eclesiastes 3, acerca de tempo para cantar, tempo para chorar e assim por diante, estamos lendo a respeito do tempo natural, de sentimentos e não de sobrenatural... ao terminar de escrever o livro há uma palavra do rei dizendo que Jesus viria e que aquilo que foi uma sombra, que fazia com que as pessoas só pudessem viver uma vida em esperança na alma, nós poderíamos viver no espírito e poderíamos viver a vida de Deus aqui na terra e então não seria só um tempo de ficar chorando e pranteando e um tempo isso e aquilo, mas que seria sim um tempo da visitação de Deus, um tempo da igreja onde o Espírito Santo de Deus viria sobre a terra para provocar um avivamento e esse tempo ocorreu, Deus já veio, em pentecostes o Espírito Santo desceu e está aqui, entre nós, exatamente agora.
É mais fácil para certas pessoas prenderem outros dizendo a eles que têm maldições de pais e avós porque isso com certeza os prenderá a elas e fará com que possam ser manipulados de acordo com suas vontades. Todos os meus avós nasceram na Europa e à época dos seus nascimentos esse continente vivia em guerra e houveram muitas mortes e eles participaram disso, mas no dia em que eu nasci de novo eu perdi meu sobrenome, no mundo espiritual eu não sou mais Grubert eu tenho a mesma natureza de Cristo Jesus e tudo o que estava sobre meu avó, bisavô e tatatatataravós... não pode mais estar sobre mim, sou liberto em Jesus !
Deixe-me dizer algo mais, as maldições não vêm somente através de seus tatatataravós, você tem que continuar esse tatatatatatata até chegar a Adão e Eva pois ali entrou a maldição e desde Adão até nós havia uma corrente interminável de maldições, mas no dia em que encontramos Jesus, a Bíblia diz que, agora (que aceitamos Jesus), NENHUMA condenação há... nenhuma porque nós nascemos de novo... é o tempo de Deus para as nossas vidas, é o tempo da visitação de Deus. Não viva martírios, não viva sofrendo com mentiras (ex.:- ...ai, eu não sou abençoado porque meu avô fez uma coisa errada...) pois se você encontrou Jesus, você encontrou a maneira de ser abençoado e o Espírito Santo de Deus vai te dar a mão e vai te levar, esqueça seus antepassados, acabou tudo, tua família agora é a família de Deus !
Há uma luta contra o inferno, mas seguramente mais da metade das pessoas que pregam sobre tal tema sequer imaginam o que ele significa... essas pessoas não teriam condições de suportar uma verdadeira visão do inimigo porque de fato elas não conhecem satanás, falam do que não sabem.
Essas pessoas têm-se colocado debaixo de um jugo e uma escravidão infernal que não encontra respaldo na palavra. Os discípulos também quiseram cometer esse engano, chegaram para Jesus e perguntaram qual seria o tempo em que Ele restauraria o Reino... mas Jesus lhes disse que a eles não competiam essas coisas porque eles teriam que estar debaixo de um outro tempo, um tempo de Deus para ser vivido agora, ordenou que eles ficassem em Jerusalém porque haveria de vir sobre eles o Espírito Santo de Deus e esse era o tempo para eles, estar debaixo do Espírito Santo, o qual viria sobre eles e os fariam testemunhas de Jesus em Jerusalém, Judéia, Samaria (...) Brasil, Moçambique, Japão e até os confins da Terra, esse é o tempo de Deus para a igreja, estar debaixo da visitação do Espírito de Deus !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário